Olá!
Este é o primeiro post do
Capa Destaque, um blog despretensioso que surgiu com uma ideia de um professor meu na faculdade de Jornalismo. Sempre gostei de analisar as capas dos principais jornais do dia, e ele me disse que seria interessante apostar na ideia.
Pois bem. Demorou, mas saiu. A primeira capa analisada faz referência ao título da Copa das Confederações, conquistado pela seleção brasileira na noite de ontem. Era previsível que, numa época de protestos com slogans publicitários, os jornais noticiassem a vitória do Brasil com um tosco "o gigante acordou".
Felizmente, ainda existem periódicos decentes como o
Jornal de Santa Catarina.
A publicação catarinense fez referência ao "futebol de relógio" da Espanha, marcado pelo toque de bola e a cadência. A vitória canarinho quebrou essa escrita. E, diga-se de passagem, fez isso de forma sensacional.
Mas, voltando ao tema, é interessante ver que jornais nacionais saiam do lugar-comum. O Jornalismo Impresso, tal como conhecemos hoje, está fadado à morte. É essencial que os editores sejam cada dia mais criativos para atrair leitores.
Numa era em que a internet consegue informar de maneira mais rápida - e até mesmo mais efetiva - é crucial que os jornais tenham atrativos. Nem que seja uma simples "sacadinha" engraçada na capa.
Confira a capa: