quarta-feira, 31 de julho de 2013

31/07/2013 - O Estado de Minas (especial Hitchcock)

A capa do Estado de Minas desta quarta-feira, dia 31 de julho, faz uma homenagem ao cineasta Alfred Hitchcock, relacionando os fatos do dia aos nomes de seus filmes. O diretor terá sua obra exibida em uma mostra no Cine Humberto Mauro, em Belo Horizonte - por isso a sacada genial.

Alguns exemplos do uso:

"Janela Indiscreta" - Título usado na chamada de uma matéria sobre moradores que instalaram câmeras para vigiar o bairro onde moram.

"Frenesi" - É o estado em que o torcedor do Atlético-MG está após o Galo conquistar a Libertadores.

"Os Pássaros" - Cai o número de aves apreendidas no estado de Minas Gerais.

"Pacto Sinistro" - Levantamento que mostra como a união de corrupção e miséria impede o desenvolvimento dos municípios mineiros.

Confira a capa:


sábado, 6 de julho de 2013

06/07/2013 - Jornal de Santa Catarina

Em 1983, uma grande enchente atingiu a região de Blumenau, em Santa Catarina. A cheia do rio Itajaí-Açu foi tão forte que até hoje os habitantes sofrem com ela - e temem uma nova.

Este ano, em que se completa 30 anos dessa catástrofe, o Jornal de Santa Catarina resolveu fazer montagens comparando como era antes e como ficou. Uma delas, que mostra o cenário de destruição da Rua Capitão Euclides de Castro, no Centro, ilustra a capa de hoje do periódico.

A foto antiga é de Arthur Moser. A atual, de Patrick Rodrigues. Este também ficou encarregado de fazer a edição no Photoshop. No Blog do Editor são explicados outros detalhes da construção da bela e memorável capa, confira: http://migre.me/flmJU

Confira a capa:



quarta-feira, 3 de julho de 2013

03/07/2013 - Estado de Minas

Ontem a capa destaque do blog era do Correio Braziliense e falava sobre a reforma política sugerida pela presidente Dilma Rousseff. A de hoje também tem relação com o tema, mas veio de Minas Gerais.

A edição de 3 de julho do jornal Estado de Minas publicou em sua capa uma importante comparação: enquanto os mandatários discutem a reforma política, o estado "arde" (com uma imagem de um ônibus pegando fogo, por conta dos protestos recentes). Segue a mesma linha da capa anterior, só que com uma pegada mais agressiva.

O Brasil pediu reforma política nos protestos? Como bem disse o senador mineiro Aécio Neves (PSDB), "Dilma não entendeu nada do que a população quis dizer. A presidente quer dizer aos brasileiros que aquilo que os fez ir às ruas foram as propostas que interessam ao PT na reforma política. E a calamidade da saúde pública, a falência da mobilidade urbana, o aumento da criminalidade?".

Vale o destaque: acho importante a reforma política, mas existem outros problemas a serem solucionados antes.

Confira a capa:


terça-feira, 2 de julho de 2013

02/07/2013 - Correio Braziliense

A segunda capa destaque do blog vem de Brasília.

A capital federal, onde as grandes decisões políticas acontecem, também cria boas manchetes.

Hoje, o Correio Braziliense é a bola da vez.

"Dilma tem pressa para o plebiscito. E o Brasil?" é uma pergunta que poucos periódicos têm coragem de fazer. De fato, o país precisa de uma reforma política. Mas nesses moldes, em tão pouco tempo?

Estaria o brasileiro preparado para votar em algo tão importante às pressas, faltando poucas semanas para o plebiscito? Não é só porque o povo foi às ruas que ele está preparado para isso...

E nem vou entrar na discussão se o mais correto seria um plebiscito ou um referendo. Melhor deixar pra outra oportunidade, em outra capa...

Confira a capa:


segunda-feira, 1 de julho de 2013

01/07/2013 - Capa do Jornal de Santa Catarina

Olá!

Este é o primeiro post do Capa Destaque, um blog despretensioso que surgiu com uma ideia de um professor meu na faculdade de Jornalismo. Sempre gostei de analisar as capas dos principais jornais do dia, e ele me disse que seria interessante apostar na ideia.

Pois bem. Demorou, mas saiu. A primeira capa analisada faz referência ao título da Copa das Confederações, conquistado pela seleção brasileira na noite de ontem. Era previsível que, numa época de protestos com slogans publicitários, os jornais noticiassem a vitória do Brasil com um tosco "o gigante acordou".

Felizmente, ainda existem periódicos decentes como o Jornal de Santa Catarina.

A publicação catarinense fez referência ao "futebol de relógio" da Espanha, marcado pelo toque de bola e a cadência. A vitória canarinho quebrou essa escrita. E, diga-se de passagem, fez isso de forma sensacional.

Mas, voltando ao tema, é interessante ver que jornais nacionais saiam do lugar-comum. O Jornalismo Impresso, tal como conhecemos hoje, está fadado à morte. É essencial que os editores sejam cada dia mais criativos para atrair leitores.

Numa era em que a internet consegue informar de maneira mais rápida - e até mesmo mais efetiva - é crucial que os jornais tenham atrativos. Nem que seja uma simples "sacadinha" engraçada na capa.

Confira a capa: